Eixos

1.TEORIA E MÉTODO EM CLIMATOLOGIA

Abordagens dos fundamentos teóricos e metodológicos em climatologia, bem como de paradigmas estruturantes deste campo do conhecimento. Da perspectiva clássica (qualitativa) aos desafios e oportunidades do presente (quantificação, modelagem, cenários). Propostas recentes e inovadoras acerca de concepções, métodos e técnicas-tecnologias empregados nos estudos e pesquisas da climatologia geográfica. Avanços e desafios de conceitos, teorias e técnicas-tecnologias aplicados ao campo da climatologia geográfica.

2.RISCOS, VULNERABILIDADE E SUSCEPTIBILIDADES ASSOCIADOS AO CLIMA

Dinâmica socioespacial, variabilidade e mudanças climáticas e as diferentes escalas de impactos socioambientais: riscos; impactos; vulnerabilidade. Susceptibilidade, vulnerabilidade e resiliência dos ecossistemas e sistemas socioespaciais mediante eventos climáticos extremos. Variações e mudanças climáticas, planejamento e os desafios da gestão pública na mitigação dos impactos socioambientais.

3.CLIMATOLOGIA URBANA: ESTUDOS E GESTÃO DAS CIDADES

Escalas de estudo da climatologia urbana. Ilhas de calor e frescor e inversões térmicas no ambiente urbano. Influência dos espaços verdes, áreas livres e rede de drenagem no clima da cidade. Variações térmicas e higrotérmicas e conforto térmico nas cidades. Materialidade urbana e o balanço de energia. Balanço de radiação e balanço de energia no dossel urbano. Poluição atmosférica, qualidade ambiental urbana e saúde. Impactos pluviais nas cidades: inundações, alagamentos, escorregamentos e eventos climáticos extremos. Clima urbano, risco e vulnerabilidade. Clima e Planejamento e Gestão das Cidades.

4.CLIMATOLOGIA REGIONAL E AGROCLIMATOLOGIA

Caracterização e compreensão do clima regional e sua articulação em diferentes escalas. A inter-relação e a interdependência das escalas regionais do clima e de seus elementos. Influências do clima regional no meio urbano e rural. A influência do clima na produção agrícola. Zoneamento climático para fins agrícolas. Variabilidades e Mudanças climáticas e seus impactos sobre a atividade rural.

5.OS CLIMAS DO CERRADO

Características climáticas do Cerrado brasileiro: sistemas atmosféricos atuantes e a relação na organização socioespacial. Variabilidade do clima no Cerrado em diferentes níveis escalares. Desmatamento do Cerrado: impactos socioambientais, vulnerabilidade, susceptibilidade e implicações climáticas. A importância do bioma Cerrado para o equilíbrio climático brasileiro.

6.TEMAS E ABORDAGENS EMERGENTES EM CLIMATOLOGIA

A heterogeneidade de temas e problemáticas de estudo em climatologia na contemporaneidade. Mudanças e variabilidades climáticas: Interações escalares e repercussões regionais e locais. O ensino da climatologia – avanços, desafios e oportunidades. Clima e saúde humana. Clima e turismo. Clima e gênero. Etc.