Apresentação

XII SBCG

     No decorrer de 24 anos o Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica (SBCG) tem se consolidado como um dos mais importantes eventos da climatologia brasileira, com participação de profissionais geógrafos, meteorologistas, agrônomos, arquitetos, engenheiros e profissionais de áreas afins. A realização deste evento ao longo dos anos permitiu, por meio das conferências, palestras e mesas redondas, reflexões e debates de alta relevância para a sociedade em geral. Norteados por eixos temáticos abrangentes e atuais os eventos tem aglutinado discussões relacionados à atmosfera e clima, o papel do clima na gestão do território, variabilidades climáticas e a susceptibilidade socioambiental e econômica, riscos e impactos do clima sobre a sociedade, clima e planejamento urbano-regional, clima e saúde, etc.

     Ao longo destes anos, momentos importantes marcaram a trajetória da consolidação da Climatologia Brasileira. No ano de 1992, nas dependências da UNESP / Campus de Rio Claro-SP, foi realizado o primeiro Simpósio de Climatologia. O ano de 2000 marca a criação da Associação Brasileira de Climatologia (ABClima) durante o IV SBCG, na cidade do Rio de Janeiro. Assim como o ano de 2010, quando a ABClima assumiu sua vinculação oficial na realização do SBCG durante o evento realizado em Manaus e, doravante, juntamente com a comissão organizadora local, é coresponsável pela realização do SBCG.

     Neste contexto e em nome da Associação Brasileira de Climatologia (ABClima) e do Laboratório de Climatologia Geográfica (CLIMAGEO) da Universidade Federal de Goiás, temos o prazer de convidá-los para participar do XII Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica (SBCG) que será realizado na cidade de Goiânia-GO, no período de 25 a 29 de Outubro de 2016. A decisão pela realização do XII SBCG na cidade de Goiânia foi tomada na assembleia deliberativa do XI SBCG, que ocorreu em outubro de 2014 na cidade de Curitiba. A proposição do evento para a cidade de Goiânia vem de encontro com um antigo anseio de realizá-lo no estado de Goiás, em virtude da localização estratégica de Goiânia no Brasil e por suas condições socioambientais que concernem às questões referentes ao Cerrado, importante Bioma nacional.

     Essa será mais uma edição do SBCG que propiciará oportunidades para a discussão das bases teóricas e metodológicas da climatologia brasileira e acerca das variabilidades e susceptibilidades do clima em suas implicações ecossistêmicas e sociais no território brasileiro.

     A ABClima e a Comissão Organizadora local agradece, desde já, a presença de todos e tece votos de que tenham um proveitoso evento!

O TEMA CENTRAL DO EVENTO

     Variabilidade e susceptibilidade climática: implicações ecossistêmicas e sociais constitui a temática central e aglutinadora das conferências e palestras que serão discutidas em Goiânia, entre os dias 25 a 29 de Outubro de 2016. A escolha desta temática visa permitir ampla reflexão sobre a extensão continental do território brasileiro que lhe permite diferentes características climáticas com distintas naturezas de susceptibilidades, tanto sociais quanto dos ecossistemas. Essas diversidades estarão no centro das discussões das conferências e mesas-redondas, colocando em evidência as diversidades brasileiras no âmbito da atmosfera e do clima.

A Comissão Organizadora
Diretoria da ABClima (Gestão 2014-2016)
XII Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica (XII SBCG)