...devemos prosseguir em atividade, trabalhando com os meios ao nosso alcance pois há uma tarefa enorme a realizar, cujas perspectivas são ilimitadas, sobretudo nas latitudes tropicais onde tanto está ainda por investigar no domínio atmosférico.


JOSÉ BUENO CONTI
CIRCULAÇÃO SECUNDÁRIA E EFEITO OROGRÁFICO NA GÊNESE DAS CHUVAS NA REGIÃO LESNORDESTE PAULISTA (1973)

- E nem chove, hein, Mãe Nácia? Já chegou o fim do mês...Nem por você fazer tanta novena... - Tenho fé em São José que ainda chove! Tem-se visto inverno começar até em abril.


RACHEL DE QUEIROZ
TRECHO DO ROMANCE O QUINZE

...Em virtude da inexistência de uma teoria sobre o clima mundial, o mecanismo das variações climáticas ainda é insuficientemente explicado


JOSÉ BUENO CONTI
CONSIDERAÇÕES SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS (2000)

Conhecer a atmosfera do planeta Terra é uma das aspirações que vêm sendo perseguidas pela humanidade desde os tempos mais remotos.


FRANCISCO MENDONÇA E INÊS MORESCO DANNI-OLIVEIRA (2007)
CLIMATOLOGIA:NOÇÕES BÁSICAS E CLIMAS DO BRASIL

Em nenhuma parte do mundo o regime de precipitação pluviométrica é distribuído igualmente.


EDMON NIMER E ANA MARIA P.M. BRANDÃO
BALANÇO HÍDRICO E CLIMA DA REGIÃO DOS CERRADOS (1989)

Le temps est une combinaison éphémere (um instant ou quelques jours, sulvant l´approximation), mais concréte...Le climat, au contraire, n´apparait qu´anprés l´´tude patiente ET methodique d´une longue período...


PIERRE PÉDELABORDE (1970)
INTRODUCTION A L´ÉTUDE SCIENTIFIQUE DU CLIMAT

...A intensidade de urbanização, expressa em termos de espaço físico construído, altera significativamente o clima.


MAGDA ADELAIDE LOMBARDO
ILHA DE CALOR NAS METRÓPOLES: O EXEMPLO DE SÃO PAULO (1985)

Os estudos na área de Climatologia contribuem, de forma cada vez mais intensa, no entendimento das relações dos eventos climáticos com a sociedade.


MARCOS ALEXANDRE MILANESI E EMERSON GALVANI
IN CLIMATOLOGIA APLICADA: RESGATE AOS ESTUDOS DE CASO (2012)

Entonce o nortista Pensando consigo Diz: isso é castigo não chove mais não...


PATATIVA DO ASSARÉ
TRISTE PARTIDA

Os ventos começavam a soprar mais espertos e como agitavam as almas das coisas, arrancando do torpor para a vida.


GRAÇA ARANHA
TRECHO DO ROMANCE CANAÃ

Chamada aberta para o livro "Clima, Sociedade e Território"

Chamada aberta para o livro "Clima, Sociedade e Território" - Coleção Estudos Reunidos Paco Editorial



Segue abaixo o link para os pesquisadores interessados em submeter capítulo no livro: Clima, Sociedade e Território, organizado pelo Prof. João Lima Sant´Anna Neto, pela editora Paco. O prazo para o envio do capítulo é dia 20 de março, mas o Prof. João Lima está negociando para o dia 31 de março.

Os interessados devem buscar informações nos endereços:

Link do site da editora: http://editorialpaco.com.br/publique-capitulo-na-obra-clima-sociedade-e-territorio/



"Resumo da proposta:



O tema sugerido para a chamada de publicação de capítulo, busca trabalhos que tratem do fenômeno climático (variabilidade, mudança, tendências) e suas relações com a produção do espaço (urbano, regional e ambiental) na perspectiva dos riscos e da vulnerabilidade das populações e de seus territórios. O tema das mudanças climáticas e de seus impactos na humanidade e no Planeta tem recebido cada vez mais atenção e preocupação por parte dos governos e da sociedade civil. Mais da metade da população mundial vive em cidades em que o aumento da temperatura, o desconforto térmico e os episódios extremos de vendavais, chuvas intensas, entre outros, tem sido uma constante em seus cotidianos. O impacto das manifestações do clima não pode ser atribuído apenas aos seus processos físicos naturais, mas, também à forma com que se tem produzido o espaço/território. Com o aumento das desigualdades e da segregação socioespacial, os diversos grupos sociais não experimentam os desastres climáticos/meteorológicos da mesma maneira.

Nesta perspectiva, a proposta desta obra seria reunir pesquisadores que tem se dedicado ao estudo das relações entre o clima e a sociedade em busca de identificar o tamanho e a dimensão dos riscos e da vulnerabilidade."



Por favor, compartilhe com seus contatos e em caso de dúvidas e interesse entrem em contato com o e-mail que recebe os textos seletiva@editorialpaco.com.br para que fique tudo registrado.



Atenciosamente



Margarete Amorim

Diretora-Presidente da ABClima

Gestão 2018-2020

© 2020 - ABClima - Todos os direitos reservados.
Idealização e desenvolvimento: Charlei A. da Silva (2013/2014)
Programação: Excla!m