...o ambiente atmosférico é corresponsável na diversificação espacial do complexo geográfico..


WALTER CECILIO BRINO
CONTRIBUIÇÕES À DEFINIÇÃO CLIMÁTICA DA BACIA DO RIO CORUMBATAÍ...(1973)

Não é possível qualquer explicação do clima sem a associação dos vários fatores determinantes e que se conjugam.


MARIA JOSÉ ARAGÃO
HISTÓRIA DO CLIMA (2009)

O sistema climático é complexo, não linear e, à luz do conhecimento atual dos fenômenos físicos, não é possível predizer com baixo grau de incerteza como o sistema reagirá em relação a todas as alterações a que ele está sujeito.


LUCI HIDALGO NUNES (2009)
IN POPULAÇÃO E MUDANÇA CLIMÁTICA: DIMENSÕES HUMANAS DAS MUDANÇAS AMBIENTAIS GLOBAIS

Entonce o nortista Pensando consigo Diz: isso é castigo não chove mais não...


PATATIVA DO ASSARÉ
TRISTE PARTIDA

O tratamento do clima urbano, como um dos componentes da qualidade ambiente, não poderá ser considerado insignificante para o mundo moderno.


CARLOS AUGUSTO DE FIGUEIREDO MONTEIRO
TEORIA E CLIMA URBANO (1976)

...para o geógrafo, considerar o clima como sendo resultado de uma média é transformá-lo em uma generalização.


ERCÍLIA TORRES STEINKE
CLIMATOLOGIA FÁCIL (2012)

...olha vai chover, depois vai fazer frio, os paturis estão passando. Não esquece de levar blusa!


DONA HELENA
CONHECIMENTO POPULAR...CARINHO DE MÃE

...podemos extrair vários pontos de relevância na abordagem geográfica do clima.


CARLOS AUGUSTO DE FIGUEIREDO MONTEIRO
O ESTUDO GEOGRÁFICO DO CLIMA (1999)

- E nem chove, hein, Mãe Nácia? Já chegou o fim do mês...Nem por você fazer tanta novena... - Tenho fé em São José que ainda chove! Tem-se visto inverno começar até em abril.


RACHEL DE QUEIROZ
TRECHO DO ROMANCE O QUINZE

Os estudos na área de Climatologia contribuem, de forma cada vez mais intensa, no entendimento das relações dos eventos climáticos com a sociedade.


MARCOS ALEXANDRE MILANESI E EMERSON GALVANI
IN CLIMATOLOGIA APLICADA: RESGATE AOS ESTUDOS DE CASO (2012)

Boletim Informativo da ABClima Nº4 (2019)

A Diretoria da Associação Brasileira de Climatologia comunica a retomada da publicação do BOLETIM INFORMATIVO da ABClima.





Trata-se de uma iniciativa para ampliar os espaços de divulgação da entidade, apresentando de forma resumida a participação e a produção científica dos pesquisadores da Climatologia do Brasil em eventos, projetos de pesquisas, ensaios e outras reflexões no âmbito da Geografia, Climatologia e áreas afins.





Na Edição Nº4 (2019), apresenta-se os desafios e perspectivas da ABClima, escrito pela Diretora-Presidente Professora Dra. Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim (UNESP-Presidente Prudente); a participação de pesquisadores brasileiros no XXXII Colóquio da Associação Internacional de Climatologia, ocorrido na Grécia, com a colaboração da Professora Msc. Gabriela Goudard (Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG); o relato da Professora Dra. Dra. Juliana Maria Oliveira Silva (Universidade Regional do Cariri) sobre os trabalhos da ABClima no XVIII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada e no XIII Encontro Nacional da ANPEGE; a participação de pesquisadores na 10º Conferência Internacional de Clima Urbano, ocorrida em Nova Iorque, com a colaboração do Professor Dr. Antônio Oscar Júnior (Universidade Estadual do Rio de Janeiro); a participação da Professora Dra. Erika Collischonn (Universidade Federal de Pelotas) no XIII Encontro de Geógrafos da América Latina, realizado no Equador. Ilustra-se informações importantes sobre o XIV Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica 2020, que será realizado na cidade de João Pessoa-PB, pelo Prof. Dr. Dr. Marcelo de Oliveira Moura (Universidade Federal da Paraíba). Finalmente, o relato do Dr. Emerson Galvani, Diretor Científico da ABClima Gestão 2018 2020 e Professor da Universidade de São Paulo, sobre a participação no Seminário de Periódicos de Geografia e os desafios futuros da Revista Brasileira de Climatologia (RBClima).





Acesse o arquivo em PDF no endereço eletrônico: http://abclima.ggf.br/arquivos/obrasclimatologia/56/Boletim_Informativo_ABClima_n4_2019.pdf





A próxima edição do Boletim Informativo da ABClima será publicada em abril de 2020. Convidamos os (as) interessados (as) a enviar seus manuscritos até o dia 15 de abril de 2020. Ao final do Boletim Informativo há informações sobre a forma de submissão dos textos.





A Diretoria da Associação Brasileira de Climatologia deseja um excelente 2020 para todas e todos.

© 2020 - ABClima - Todos os direitos reservados.
Idealização e desenvolvimento: Charlei A. da Silva (2013/2014)
Programação: Excla!m