...Despontam vivendas pobres; algumas desertas pela retiradas dos vaqueiros que a seca espavoriu...


EUCLIDES DA CUNHA
TRECHO DO ROMANCE OS SERTÕES

O estudo do tempo e do clima ocupa uma posição central e importante no amplo campo da ciência ambiental.


J.O. AYOADE
INTRODUÇÃO À CLIMATOLOGIA PARA OS TRÓPICOS (1991)

Ninguém sabe exatamente o que move o pêndulo climático.


BRIAN FAGAN
O AQUECIMENTO GLOBAL: A INFLUÊNCIA DO CLIMA NO APOGEU E DECLÍNIO DAS CIVILIZAÇÕES (2009)

Mandacaru Quando fulora na seca É o sinal que a chuva chega No sertão


ZÉ DANTAS E LUIZ GONZAGA
O XOTE DAS MENINAS

....Podemos falar então em cadeias de tipos de tempo. O estudo delas levar-nos-á à compreensão do ritmo, que é a essência do clima.


ANTONIO CARLOS TAVARES
O CLIMA LOCAL DE CAMPINAS (1974)

Qualquer classificação climática deve acompanhar de perto a realidade viva.


MAX SORRE
OBJETO E MÉTODO DA CLIMATOLOGIA (1934)

...Em virtude da inexistência de uma teoria sobre o clima mundial, o mecanismo das variações climáticas ainda é insuficientemente explicado


JOSÉ BUENO CONTI
CONSIDERAÇÕES SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS (2000)

...Os estudos de clima urbano têm sido justificados pela expressão que as cidades tomaram nos últimos anos...


MARGARETE C. DE COSTA T. AMORIM
IN OS CLIMAS DAS CIDADES BRASILEIRAS (2002)

...podemos extrair vários pontos de relevância na abordagem geográfica do clima.


CARLOS AUGUSTO DE FIGUEIREDO MONTEIRO
O ESTUDO GEOGRÁFICO DO CLIMA (1999)

Quando o juazeiro flora, em novembro, é sinal de inverno tardio.


JOSÉ ERASMO BARREIRA
SERTANEJO DE 67 ANOS DE QUIXADÁ
PROFETA DO CLIMA

Boletim Informativo da ABClima Nº4 (2019)

A Diretoria da Associação Brasileira de Climatologia comunica a retomada da publicação do BOLETIM INFORMATIVO da ABClima.





Trata-se de uma iniciativa para ampliar os espaços de divulgação da entidade, apresentando de forma resumida a participação e a produção científica dos pesquisadores da Climatologia do Brasil em eventos, projetos de pesquisas, ensaios e outras reflexões no âmbito da Geografia, Climatologia e áreas afins.





Na Edição Nº4 (2019), apresenta-se os desafios e perspectivas da ABClima, escrito pela Diretora-Presidente Professora Dra. Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim (UNESP-Presidente Prudente); a participação de pesquisadores brasileiros no XXXII Colóquio da Associação Internacional de Climatologia, ocorrido na Grécia, com a colaboração da Professora Msc. Gabriela Goudard (Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG); o relato da Professora Dra. Dra. Juliana Maria Oliveira Silva (Universidade Regional do Cariri) sobre os trabalhos da ABClima no XVIII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada e no XIII Encontro Nacional da ANPEGE; a participação de pesquisadores na 10º Conferência Internacional de Clima Urbano, ocorrida em Nova Iorque, com a colaboração do Professor Dr. Antônio Oscar Júnior (Universidade Estadual do Rio de Janeiro); a participação da Professora Dra. Erika Collischonn (Universidade Federal de Pelotas) no XIII Encontro de Geógrafos da América Latina, realizado no Equador. Ilustra-se informações importantes sobre o XIV Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica 2020, que será realizado na cidade de João Pessoa-PB, pelo Prof. Dr. Dr. Marcelo de Oliveira Moura (Universidade Federal da Paraíba). Finalmente, o relato do Dr. Emerson Galvani, Diretor Científico da ABClima Gestão 2018 2020 e Professor da Universidade de São Paulo, sobre a participação no Seminário de Periódicos de Geografia e os desafios futuros da Revista Brasileira de Climatologia (RBClima).





Acesse o arquivo em PDF no endereço eletrônico: http://abclima.ggf.br/arquivos/obrasclimatologia/56/Boletim_Informativo_ABClima_n4_2019.pdf





A próxima edição do Boletim Informativo da ABClima será publicada em abril de 2020. Convidamos os (as) interessados (as) a enviar seus manuscritos até o dia 15 de abril de 2020. Ao final do Boletim Informativo há informações sobre a forma de submissão dos textos.





A Diretoria da Associação Brasileira de Climatologia deseja um excelente 2020 para todas e todos.

© 2020 - ABClima - Todos os direitos reservados.
Idealização e desenvolvimento: Charlei A. da Silva (2013/2014)
Programação: Excla!m