...O clima é assim o artista da vida.


AFRÂNIO PEIXOTO (1938)

Ninguém sabe exatamente o que move o pêndulo climático.


BRIAN FAGAN
O AQUECIMENTO GLOBAL: A INFLUÊNCIA DO CLIMA NO APOGEU E DECLÍNIO DAS CIVILIZAÇÕES (2009)

Le temps est une combinaison éphémere (um instant ou quelques jours, sulvant l´approximation), mais concréte...Le climat, au contraire, n´apparait qu´anprés l´´tude patiente ET methodique d´une longue período...


PIERRE PÉDELABORDE (1970)
INTRODUCTION A L´ÉTUDE SCIENTIFIQUE DU CLIMAT

...Em virtude da inexistência de uma teoria sobre o clima mundial, o mecanismo das variações climáticas ainda é insuficientemente explicado


JOSÉ BUENO CONTI
CONSIDERAÇÕES SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS (2000)

Mandacaru Quando fulora na seca É o sinal que a chuva chega No sertão


ZÉ DANTAS E LUIZ GONZAGA
O XOTE DAS MENINAS

O sistema climático é complexo, não linear e, à luz do conhecimento atual dos fenômenos físicos, não é possível predizer com baixo grau de incerteza como o sistema reagirá em relação a todas as alterações a que ele está sujeito.


LUCI HIDALGO NUNES (2009)
IN POPULAÇÃO E MUDANÇA CLIMÁTICA: DIMENSÕES HUMANAS DAS MUDANÇAS AMBIENTAIS GLOBAIS

...podemos extrair vários pontos de relevância na abordagem geográfica do clima.


CARLOS AUGUSTO DE FIGUEIREDO MONTEIRO
O ESTUDO GEOGRÁFICO DO CLIMA (1999)

O tratamento do clima urbano, como um dos componentes da qualidade ambiente, não poderá ser considerado insignificante para o mundo moderno.


CARLOS AUGUSTO DE FIGUEIREDO MONTEIRO
TEORIA E CLIMA URBANO (1976)

...A intensidade de urbanização, expressa em termos de espaço físico construído, altera significativamente o clima.


MAGDA ADELAIDE LOMBARDO
ILHA DE CALOR NAS METRÓPOLES: O EXEMPLO DE SÃO PAULO (1985)

O estudo do tempo e do clima ocupa uma posição central e importante no amplo campo da ciência ambiental.


J.O. AYOADE
INTRODUÇÃO À CLIMATOLOGIA PARA OS TRÓPICOS (1991)

Boletim Informativo da ABClima Nº4 (2019)

A Diretoria da Associação Brasileira de Climatologia comunica a retomada da publicação do BOLETIM INFORMATIVO da ABClima.





Trata-se de uma iniciativa para ampliar os espaços de divulgação da entidade, apresentando de forma resumida a participação e a produção científica dos pesquisadores da Climatologia do Brasil em eventos, projetos de pesquisas, ensaios e outras reflexões no âmbito da Geografia, Climatologia e áreas afins.





Na Edição Nº4 (2019), apresenta-se os desafios e perspectivas da ABClima, escrito pela Diretora-Presidente Professora Dra. Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim (UNESP-Presidente Prudente); a participação de pesquisadores brasileiros no XXXII Colóquio da Associação Internacional de Climatologia, ocorrido na Grécia, com a colaboração da Professora Msc. Gabriela Goudard (Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG); o relato da Professora Dra. Dra. Juliana Maria Oliveira Silva (Universidade Regional do Cariri) sobre os trabalhos da ABClima no XVIII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada e no XIII Encontro Nacional da ANPEGE; a participação de pesquisadores na 10º Conferência Internacional de Clima Urbano, ocorrida em Nova Iorque, com a colaboração do Professor Dr. Antônio Oscar Júnior (Universidade Estadual do Rio de Janeiro); a participação da Professora Dra. Erika Collischonn (Universidade Federal de Pelotas) no XIII Encontro de Geógrafos da América Latina, realizado no Equador. Ilustra-se informações importantes sobre o XIV Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica 2020, que será realizado na cidade de João Pessoa-PB, pelo Prof. Dr. Dr. Marcelo de Oliveira Moura (Universidade Federal da Paraíba). Finalmente, o relato do Dr. Emerson Galvani, Diretor Científico da ABClima Gestão 2018 2020 e Professor da Universidade de São Paulo, sobre a participação no Seminário de Periódicos de Geografia e os desafios futuros da Revista Brasileira de Climatologia (RBClima).





Acesse o arquivo em PDF no endereço eletrônico: http://abclima.ggf.br/arquivos/obrasclimatologia/56/Boletim_Informativo_ABClima_n4_2019.pdf





A próxima edição do Boletim Informativo da ABClima será publicada em abril de 2020. Convidamos os (as) interessados (as) a enviar seus manuscritos até o dia 15 de abril de 2020. Ao final do Boletim Informativo há informações sobre a forma de submissão dos textos.





A Diretoria da Associação Brasileira de Climatologia deseja um excelente 2020 para todas e todos.

© 2020 - ABClima - Todos os direitos reservados.
Idealização e desenvolvimento: Charlei A. da Silva (2013/2014)
Programação: Excla!m